sexta-feira, 29 de junho de 2007

Diversos usos de uma só São Paulo.

Photo by: O tal do Jão

É impressionante perceber o poder de transformação que uma cidade como São Paulo possui.
No fim de semana passado fui dar uma "andadinha" pela manhã no bairro Santa Cecília, ali no centrão mesmo, e o constatado foi que o lugar que durante a noite é caracterizado pela prostituição e uso de drogas, pela manhã torna-se um ambiente muito mais familiar onde pessoas se encontram com o objetivo de exercitar-se.

O que mais chama atenção é o Elevado Costa e Silva (o Minhocão), que apesar dos transtornos e da desvalorização dos imóveis que causou à região foi, de uma forma inteligente, "adotado" pela população.
Como já não é nenhuma novidade, faz um bom tempo que o Minhocão fica fechado para o trânsito de veículos durante os fins de semana, devido ao alto nível de ruído causado, que aliás deixa qualquer jão que possui uma janela a 4 metros da pista, "retardado". Durante esses dias o Elevado torna-se um grande parque de diversões e assim, recebe atletas, inclusive "os de fim de semana", crianças, cachorros, idosos e diversas barraquinas onde pode-se beber água de coco e até uma cervejinha.
Os canteiros centrais, transformam-se em bancos de praça, a pista em calçadão e os prédios em sombras ou mesmo em um grande atrativo aos olhos dos curiosos ou dos mais interessados pela cidade.

Tá bom vai jão, a região também não é essa maravilha toda e como todo o centrão de Sampa, possui grandes problemas. O fato é que em meio a tudo isso existe inúmeros moradores de rua, muito lixo que restou da noite paulistana, assaltos que já deixaram de ser novidades na cidade e etc.
Apesar disso o que eu quero mostrar aqui é como um trambolhão imposto por um tal de Maluf, que causou tantos problemas para a cidade pode tornar-se, com uma proposta inteligente, um exemplo a ser seguido.
Devido a essa história toda que eu contei, muitos projetos urbanísticos sobre o Minhocão sugiram nos últimos anos. Segue então o link de um deles, que foi o vencedor de um concurso em 2006 e pode vir a ser uma grande conquista para a cidade. http://www.vitruvius.com.br/institucional/inst142/inst142_01.asp


Ouvindo: The Clash - Should i stay or should i go

quinta-feira, 28 de junho de 2007

jão estagiário agora também é gente.

Escraviário, Faz tudo, Tirador de xerox, agora isso tudo vai mudar! Os jãos da Câmara dos Deputados finalmente aprovaram na quarta feita (27) o projeto que visa mudar as regras de estágio para os estudantes. O período de estágio passa de 8 para 6 horas por dia. Outros benefícios também são propostos como: Em época de provas os alunos poderão trabalhar metade do tempo; em caso de estágio não obrigatório a empresa deve pagar bolsa auxílio e vale transporte; e o mais importante, os estudantes terão direito a 30 dias de férias remuneradas.
Até que enfim né, porque o estagiário trabalha como todo mundo, fica quebrado como todo mundo e ainda tem que estudar. Não é fácil não jão!
Agora, isso tudo só depende da aprovação dos jãos do Senado.
Resta também, saber se as empresas que hoje abusam de seus estagiários, vão respeitar as novas mudanças e se os estudantes terão coragem de lutar por seus direitos mesmo que isso implique em correr o risco de perder o emprego.
A intenção é das melhores, mas como o Brasil nunca deixou de ser Brasil, é melhor esperar pra ver!
Aliás, ridículo o joguinho Brasil 0 X 2 México. Sem comentários!


Ouvindo: Jorge Ben Jor - Aquele abraço

terça-feira, 26 de junho de 2007

Anne Frank, uma história para hoje.

Photo by: O tal do Jão

Anne Frank foi uma menina que aos 13 anos de idade ganhou um diário e nele passou a registrar sua vida. O que ela talvez nunca tenha imaginado é que exatos 60 anos depois, esse pequeno livro se tornaria uma "relíquea", hoje traduzida em 67 línguas dentre elas o português.
Anne juntamente com sua família passou aterrorizantes 25 meses, escondida dos nazistas em um anexo secreto de sua casa, durante o Holocausto. Após longo período de silêncio e medo, foi denunciada, descoberta e deportada para campos de concentração na Alemanha onde, aos 15 anos de idade, foi cruelmente morta. Na casa viviam oito pessoas e o único que sobreviveu aos campos de concentraçao foi Otto, pai de Anne.

Situado em Amsterdam - Holanda, o museu Anne Frank Huis encontra-se na própria casa da menina. A administração do museu tenta ao máximo preservar as caracteristicas da residência como se a família ainda vivesse lá.

A fundação holandesa Anne Frank Huis criou uma exposição, "Anne Frank, uma história para hoje", que viaja o mundo com fotos e documentos da jovem. Agora é a vez do Brasil jão!
A exposição chegou a São Paulo no dia 25 de junho de 2007 e ficará passeando pelo Brasil por mais 3 anos.

O museu e a Plataforma Brasil Holanda, que desenvolve projetos na área cultural e em responsabilidade social, em parceria com o Projeto Sol, situado na Rua Dr. Paulo de Barros Whitaker, 300 - São Paulo no bairro Cidade Dutra, estão promovendo essa exposição com o objetivo de provocar reflexões sobre a violência e o respeito às diferenças. O mais legal é que através dessa parceria, sete jovens membros do Projeto foram devidamente treinados e atuam como monitores no evento.

Vale uma visita ae jão, porque é bem interessante.


Ouvindo: Foo Fighters - The One

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Jornal dos jãos de Recife

Seguindo os mesmo moldes da revista Ocas, assunto abordado no "post" passado, descobri um jornal de publicação bimestral que surgiu em março de 2007 pelas ruas de Recife. Chamado "AURORA DA RUA", ele traz um conceito de "jornal de rua" que visa dar oportunidades para pessoas em situação de rua. As matérias são feitas por "jãos em situação de rua" que são supervisionados por voluntários e jornalistas, tornando-os assim co-autores delas.

O exemplar é vendido a 1 real sendo que 0,75 centavos fica com o vendedor e 0,25 centavos destina-se à manutenção do jornal.

O mais legal é que para quem não vive em Recife, existe a possibilidade de fazer uma assinatura do jornal e assim recebê-lo em casa.

Além das matérias publicadas, o jornal preocupa-se em divulgar depoimentos de moradores e ex-moradores de rua no quadro "Brilho da Aurora".
A Arte e o humor também está sempre presente no jornal. Nele pode-se encontrar tirinhas como a da personagem Aurora, mulher que conhece muito bem a vida nas ruas ou mesmo acompanhar as aventuras pelas ruas de um personagem chamado Deus, acreditem, esse é o nome dele.
O projeto é bem legal, dá uma conferida ae jão: http://www.auroradarua.org.br/



Ouvindo: Orichas - Allo Cubano

domingo, 24 de junho de 2007

"jão de rua" também é jão.

Nas minhas andanças pela feirinha de antiguigades da Benedito Calixto, que aliás sofre com a falta de antiguidades, porém continua bem atrativa, fui abordado por um jão bem simpático que se apresentou como ex-morador de rua e logo me ofereceu uma revista diferente.

Trata-se de uma revista mantida pela entidade (OCAS - Organização Civil de Ação Social) que apóia moradores e ex-moradores de rua que trabalham na divulgação e comercialização da “Revista Ocas”.

Funciona assim, "o jão de rua" é cadastrado, recebe suporte e treinamento da entidade e após ser qualificado para exercer a profissão de vendedor, ganha exemplares gratuitos e uma determinada área de trabalho onde ele, devidamente uniformizado deverá oferecê-los ao público. Apartir disso o "jão de rua" passa a comprar exemplares por 1 real e a vendê-los por 3 reais, sendo que esses 2 reais de lucro são diretamente dele. O legal é que a revista possui um código de conduta a ser seguido, o qual o desrespeito às suas normas implica no afastamento do vendedor.

A revista tem uma qualidade de impressão bem legal e suas matérias que abrangem temas sociais, políticos e culturais são bem curiosas. A "Ocas" aceita trabalho voluntário e patrocínio, basta entrar em contato.
Dá uma olhada ae jão: http://www.ocas.org.br/
No site é possivel encontrar informações sobre outros pontos de venda.


Ouvindo: Quinto Andar - Vai vendo

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Arte na rua do jeitinho mais brasileiro.

Como eu disse anteriormente a criatividade do paulistano está sendo "testada" na questão da publicidade visual devido as restrições da tal lei do Kassab , e como todo bom brasileiro tem sempre um "jeitinho" próprio e especial, estão surgindo inúmeras idéias e projetos sobre o assunto. Esta semana conheci mais a fundo um projeto de que já havia ouvido falar. Na verdade eu demorei um pouco pra compreende-lo e somente nesses últimos dias entendi perfeitamente seus embasamentos e objetivos. Foi aí que percebi a qualidade com que ele vem sendo desenvolvido e como isso pode tornar-se algo "grande".

Estou falando do [+ZERO] ou (maiszero), projeto desenvolvido por dois jãos meio nerdões que desfrutam de um puta talento e assinam por Fabrizio Augusto Poltronieri e Raphael Dall'Anese.
O [+ZERO] é um projeto que busca explorar ligações e estratégias de recombiação utilizando computadores para a montagem, em tempo real, de sons, imagens e textos. Complicou né? Tô ligado, eu também demorei pra entender, mas não desista não jão, força ae porque o negócio é bom!

Vou tentar ser mais claro. Basicamente eles trabalham com a captação e produção de audio e vídeo a partir das mais variadas técnicas e através de softwares livres que catalizam o material produzido, eles criam vídeos projetados e sons que você pode conferir no blog: www.maiszero.org/blog
O interessante é que neste blog pode-se acompanhar passo-a-passo os ensaios e todo o desenvolvimento do projeto.
Fique ligado ae porque esses jãos estão planejando diversas exibições na cidade e o melhor é que você nem precisa pagar nada, é só ficar atento ao andar pelas ruas de São Paulo! Talvez você os "trombe" por aí.

Bom, confira ae no www.maiszero.org


Ouvindo: White Stripes - Seven Nation Army

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Cidade limpa? Não é que esse jão conseguiu mesmo...

Estive pesquisando sobre projetos de sinalização, mais especificamente sobre os vários tipos de linguagens utilizadas além de tecnologia, legislação entre muitas outras coisas. Um ponto que vêm me chamando muito a atenção é a própria cidade de São Paulo. Já viram o que está acontecendo aí fora?

Estou falando da nova lei dos "outdoors". O tal do Gilberto Kassab consegiu o que todo amante da arquitetura e da própria cidade gostaria. Limpá-la! A lei criada por ele proíbe todo tipo de publicidade externa, como outdoors, painéis em fachadas de prédios, backlights, frontlights e inclusive em táxis, ônibus e bicicletas. O cara está fazendo de forma corajosa, uma verdadeira faxina visual em Sampa.
Andando pelo centro da cidade ou mesmo nos bairros que a pertence, pode-se perceber facilmente a diferença obtida. As fachadas, antes escondidas por infinitas placas e luminosos estão agora, revelando a beleza da arquitetura e da história da cidade. Art-Decó, Art Noveau, Ecletismo são alguns dos muitos segredos que estão surgindo aos nossos olhos.
Engraçado é perceber como essa tal "lei" vem forçando o paulistano a usar sua criativida. São Paulo está ficando colorida pois os estabelecimentos, na tentaiva de chamar a atenção do público, estão pintando suas fachadas com as cores mais variadas. Além disso está rolando uma "mega-reforma" visto que a grande maioria dos edifícios estão "correndo" para se adequar às novas normas. Em suma, ta uma belezura só! Dá uma olhada pela janela ae jão!
Outra forma de publicidade urbana que está surgindo é a projeção de imagens em fachadas, mas isso eu vou deixar pra falar no próximo "post" porque o assunto é do grande. Aliás esse jão Kassab ae pelo jeito vai aparecer bastante por aqui, pois o cara parece estar com vontade mesmo. Em quanto isso, dá uma olhada nesse projeto que é irado e tem muito a ver: www.maiszero.org


Ouvindo: A Static Lullaby - A sip of wine chased with cyanide

sexta-feira, 15 de junho de 2007

Dá barato?

Cerveja, Cerva, Breja, Suco de Cevada e etc! Como é bom pegar um copinho geladinho de cerveja! Se for um copão então, eita nóis! Bebida que atravessa fronteiras e atropela culturas proporcionando um prazer único em diferentes partes do mundo. Brasil, Alemanha, Irlanda, Holanda, são apenas alguns dos países que já foram conquistados pelo delicioso sabor dessa bebida, que tornou-se inclusive um elemento cultural. Agora é a vez do Peru, que terá a primeira cerveja artesanal feita a base de coca. Não é coca-cola não, a bebida é produzida com extratos da folha da "coca" juntamente com outra folha menos conhecida de nome "maca". Semelhanças a parte a nova cerveja se chamará "Kolla" e será comercializada nas próximas semanas em estabelecimentos turísticos das cidades de Puno e Juliaca com preços que variam de US$ 0,70 a US$ 3,1.

Pra quem acha que vai ficar doidão, acorda ae jão! A coca é nutritiva quando bem utilizada e é comum em países como Bolívia, Peru e etc. Outro dia mesmo eu experimentei o tal do chá de coca, e adivinha: Tem gosto de chá! Partindo dessa análise, a cerveja de coca deve ter gosto de cerveja e isso já éh muito bom!

Well, como diz a nossa Ministra do Turismo e sexóloga Marta Suplicy: "Relaxa e goza..."


Ouvindo: Audioslave - Like a Stone

terça-feira, 12 de junho de 2007

Feliz dia de que? hein hein hein...


Dia dos namorados: Friozinho na barriga, o suor escorrendo pelo corpo, o coração batendo mais forte, as mãos inquiétas, as pernas trêmulas e a visao por um instante escurece... Você deve estar pensando: Ai que romântico. O problema é quando você sente esses sintomas dentro de uma loja ou de um shoping center. Todos os preços inflacionados, você individado, seu salário diminuindo e para os que recebem certa quantia no meio do mês, ainda nem é dia 15. Fudeu Jão você já está sofrendo desse mal!
Pensando nisso o Jão aqui resolveu dar umas "dicazinhas" pra você, que como quase todos os brasileiros, não anda de helicóptero para lá e para cá mas faz bom uso da sua super Mercedes-Benz com motorista e até cobrador.

Dica 1- Fuja dos vendedores do tipo "melhor amigo": não existe amizade mais falsa, e depois de uma boa conversa você acabará cedendo por dó de um carinha que foi tão legal.
Dica 2- Vendedor que fica te elogiando de dois em dois minutos é fria, o cara vai fazer você comprar qualquer coisa para seu amado(a), pois o que interessa é a comissão ou o seu decote mesmo.
Dica 3- Sabe aquela histórinha de contar até dez? Funciona! Se preciso, saia da loja, dê uma voltinha, pense bem e se realmente for necessário volte e faça a compra. Metade das pessoas não voltam!
Dica 4- Não seja tão brasileiro! Deixar tudo para a última hora fará você comprar por impulso. Será que teve algum brasileiro que fez isso? Será?

É isso, boas compras e Feliz Dia dos Namorados!


Ouvindo: The Rolling Stones - Can´t you hear me knocking

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Rome Reborn...

Quem já esteve em Roma na Itália com certeza sabe o quanto aquela cidade instiga a imaginação dos turistas, transportando-os para uma época facinante onde existia uma arquitetura explêndida e exageradamente detalhista. Hoje Roma é uma cidade basicamente de ruínas que tenta conservar sua história e desvenda-la cada vez mais; Turistas do mundo inteiro se dirigem à cidade a procura destes conhecimentos.
Pra visitar Roma é necessário algumas centenas de euros ( é europa jão, tudo lá é caro pa nóis); um par de tênis do baum ( porque lá se anda igual a um camelo); disposição para andar de metro que aliás é bem parecido com o de São Paulo, só que é meio sujinho e todo pichado; bons remédios pra dores no pescoço (todos os monumentos e edifícios são bem altos) e muito bom humor pra aguentar o mal humor exageraaado da maioria dos idosos da cidade que em meio ao tumultuado trânsito vivem soltando um "Vafanculo" para lá e para cá. Apesar de tudo isso, a Itália é linda demais e merece ser visitada.
Hoje, segunda-feira foi inaugurada Rome Reborn (Roma Renascida) onde turistas virtuais do mundo todo poderão a partir de agora visitar o modelo virtual da capital imperial na maior simulação computadorizada de uma cidade da antigiguidade já realizada no mundo, que visa mostrar sua evolução desde a Idade do Bronze até o saque de Roma, no século 5 d.C, e as Guerras Góticas.
Idealizada por um tal de Bernard Frischer, Rome Reborn promete mais uma super revolução proporcionada pelas loucuras da tal da tecnologia. Nela é possível conhecer com incríveis detalhes, prédios, monumentos, residências, padarias e até prostíbulos da antiga cidade... Eita Nóis!
Este projeto está só começando e em sua primeira versão, pode-se encontrar a cidade em 320 d.C., sob o comando do imperador Constantino, quando possuia 1 milhão de habitantes.
Frischer afirma que seu modelo "vai preparar os turistas para sua visita ao Coliseu, ao Fórum e aos palácios imperiais no Palatino, para que possam entender muito melhor as ruínas." Se achou o cara né, mas vai que ele está certo mesmo e o negócio vire algo bem do legal. Não custa dar uma conferida:
http://www.romereborn.virginia.edu/

Ouvindo: Os latidos frenéticos da cachorra nova do jão aqui. O loko viu jão!

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Trem baum mas fididinho...



Photo by: O tal do Jão

Estive pesquisando um pouco sobre a situação dos trens metropolitanos de São Paulo e essa semana fui acompanhar de perto. Peguei a linha Osasco - Jurubatuba, pois ela passa por novas estações que destoam das outras em termos de projeto arquitetônico. O constatado foi: Bom projeto de sinalização, vãos grandes demais entre os trens e a plataforma, intervalo de 10 a 15 minutos entre um trem e outro (em horário de pouco movimento), musica ambiente, falha na comunicação auditíva entre outras. Aliás eu acho que os carinhas que guiam os trens não sabem o nome das estações porque a única coisa que dá pra ouvir é: Estação nãnãnã. O nome que é o mais importante eles dão uma embromada. Eita Nóis viu! Outra coisa que pude perceber é que se você tem uma câmera fotográfica e pretende tirar fotos dentro das estações, será perseguido como um bandido e abordado por funcionários dizendo: Eu não "vo tá podendo" deixar você tirar fotos e bla-bla-blá. Ai futuro do gerúndio dos inferno viu! Mas isso já é outro assunto.

Porque todo mundo quer andar de trem na Europa e em São Paulo esse meio de transporte é vítima de preconceito? Cacete, nem precisa perguntar né, tem muita coisa a melhorar. Talvez se disponibilizarem pregadores de roupas para colocar no nariz, o trem possa tornar-se um pouco mais agradável porque o cheiro de "totô" nas plataformas ao lado do Rio Pinheiros é bem do legal viu.
Em suma, o trem é bom, melhorou bastante mas ainda tem muito a melhorar...


Ouvindo: Na Tv, o jogasso Santos 3 X 1 Grêmio. Deu Grêmio na final da Libertadores!

terça-feira, 5 de junho de 2007

O tal do Jornalzinho gringo.

Como todo bom brasileiro, acordo cedo todos dias, saio voando de casa, pego o tal do meu carro e enfrento a guerra do trânsito em São Paulo. Como eu já estou bem velhinho, na maioria das vezes ligo o rádio e faço a opção de ouvir notícias pra me manter informado. Ultimamente tenho me deparado com um tal de um carinha de amarelo (alguns dizem que é verde), que em meio a neblina e o frio que assombra as manhãs de inverno, passa de carro em carro entregando um tal de um jornalzinho chamado Publi Metro. Esse jornalzinho está presente em mais de 100 países e agora, trazido pela Rede Bandeirantes, está virando febre aqui em São Paulo. O que mais me surpreendeu além da qualidade de impressão foi a qualidade das notícias e da diagramação, totalmente voltada para o leitor que não tem muito mais de 20 minutos pra se informar. O mais importante é que essa belezinha ae é de graça e está sendo disitribuída diariamente nas principais esquinas de São Paulo e em algumas nem tão importantes também, ou seja, tá em praticamente todo lugar. Quem ainda não viu, vê se cria vergonha na cara e acorda cedo!

O único problema é que esse jornalzinho ainda vai fazer muita gente bater o carro... Ler e dirigir é perigoso e em tempos de Paris Hilton na cadeia por dirigir bêbada, tome mais cuidado.

Hoje como é DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, em alguns lugares da cidade o jornal veio acompanhado de um florzinha bem simpática dentro de uma caixinha de papelão bem da legal.

Confira online: www.publimetro.com.br

Ouvindo: Na Tv, o jogo medíocre Brasil 0 X 0 Turquia (40 min. do segundo tempo)

segunda-feira, 4 de junho de 2007

Aquecimento Global ??? Fala sério ae vai...

Que Global Warming, Aquecimento Global, que nada, o que está rolando no Brasil é um verdadeiro Esfriamento Global. Temperaturas em queda livre, blusas com cheirinho de mofo desenterradas do armário, chocolate quente, vinho barato e até aquela coisa bichística do cachecol que as vovós insistem em fazer... Quer coisa melhor? Ta até parecendo a Europa! Estive lá em janeiro e por incrível que pareça, ultimamente estou usando as mesmas roupas que usei nas ruas de Londres, Paris e etc; Olha que eu achei que iria ficar uns 5 anos sem usá-las. Dahora!
Agora gostaria de fazer uma aposta. Devido às loucuras do senhor tempo, as quais eu estou adorando, apesar da seriedade do assunto, eu aposto que:
Até o final de julho vai nevar aqui em São Paulo!!! Vocês vão ver! No Jornal Nacional vai aparecer a galera fazendo boneco de neve no Minhocão e os jogos do Campeonato Brasileiro vão utilizar a famosa bola laranja para que seja possível enxergá-la durante a partida. Dahora!
Ah, só pra lembrar hoje na madruga vai fazer 5 graus, denovo!
Doe agasalhos, porque têm muita gente que sofre com isso. É muito triste presenciar a cena que se repete todo inverno em Sampa. Seres humanos dormindo encolhidos no chão gelado das calçadas.
Gracias por la atención!

Ouvindo: The Killers "All these things that i´ve done"