quarta-feira, 15 de agosto de 2007

José Mindlin e seus milhares de livros.

Ontem tive a oportunidade de presenciar uma palestra muito interessante de José Mindlin. Por algumas décadas este homem foi o maior empresário do Brasil a frente da Metal Leve, empresa que fundou e que mais pra frente se viu obrigado a vender para um grupo estrangeiro devido à economia da época. Após aposentar-se da vida empresarial, Mindlin dedicou-se à sua maior paixão, os livros. Tornou-se assim o maior bibliófilo brasileiro, com um acervo em sua casa de mais de 38 mil livros, alguns deles muito raros.

Aos 93 anos, com dificuldade de ouvir e de enxergar seus livros, Mindlin não perde a simpatia e tenta de forma "contagiante" despertar a paixão pelos livros nos mais jovens. Sua simpatia é tanta que na palestra ele encontrou espaço pra contar sobre como conheceu sua falecida esposa e como se apaixonaram.(romance de livro mesmo jão)

Sem perder o humor, quando perguntado sobre o escritor Paulo Coelho, respondeu: "Ele está para a literatura, assim como o Bispo Edir Macedo está para a religião".

Mindlin deixa claro que a grande maioria dos livros que leu já esqueceu, mas destaca que cada um deles teve um papel diferente na sua vida.
Perguntado sobre a sua biblioteca particular, ele diz: "Alguns livros ainda lerei, os que eu não conseguir ao menos outros lerão".

Para finalizar sua palestra, ele ainda deu dicas de bons livros e de como os ler.
Foi uma palestra muito rica e que com toda certeza contagiou uma "galerinha". O velhinho tem o "dom" jão...



Ouvindo: Black Alien - "Como eu te quero"

4 comentários:

Anônimo disse...

Ele é muito fofo! contagia mesmo...
É impressionante ver como ele descreve sua vida com os livros!

Anônimo disse...

Interessante esse blog! muito bom!
Esse velhinho deve conhecer poko neh...

Anônimo disse...

Se o jão já leu dez livros em toda sua vida eu corto meu pau hahaha!!!!

Anônimo disse...

o único livro que ele deve ter lido na vida é o ADORO! do Sig Bergamin